Diarreia é definida como aumento do número de evacuações ou alteração do aspecto das fezes, podendo ser líquidas, amolecidas, com muco ou sangue associados. Pode apresentar-se de forma aguda ou crônica. A primeira dura em torno de 7 dias e tem como principais causas intoxicações alimentares , infecções por vírus e bactérias, medicamentos . A diarréia crônica é aquela que persiste por mais de 30 dias e por isso deve ser devidamente investigada. As principais causas vão desde bactérias, vírus, intolerâncias alimentares , inflamações intestinais, doenças sistêmicas (diabetes, doenças da tireóide) até câncer intestinal. Sintomas como febre, emagrecimento, sangue e pus nas fezes, cólicas , perda de apetite, anemia, e outros achados podem acompanhar o quadro. O paciente deve procurar o especialista para avaliação clínica, realização de exames e iniciar o tratamento.
As Principais causas da diarreia aguda são:
- Intolerância Alimentar: Alimentos com grande concentração de substâncias como açúcar, gordura, lactose, conservantes podem levar a diarreia aguda a maioria melhora espontaneamente, sem exigir uso de medicamentos.
- Vírus: São contagiosas podendo passar de uma pessoa para outra e vir acompanhada com febre, dor no corpo, dor de cabeça e outros sintomas.
- Bactérias e Parasitas: Podem apresentar sintomas leves com distensão do abdomem, gases, cólica ou sintomas graves como diarréia volumosa, perda do apetite, perda de peso, sangue e pus nas fezes, febre, Ddesidratação.
- Medicamentos Laxativos.
Avaliação clínica, Exames de fezes e de sangue devem ser realizados para o diagnóstico. Alguns pacientes precisam inclusive de internação hospitalar para tratamento.
Causas da Diarréia Crônica:
- Intolerância Alimentar: Alguns alimentos apresentam substâncias que podem causar diarreia nos pacientes. Dentre essas estão: Lactose (presente em leites e derivados), Frutose (presente nas frutas), Glúten (presente em massas, pães, cerveja).
- Câncer de Intestino.
- Inflamação Intestinal: Inclue doenças que levam a inflamação crônica do intestino podendo se apresentar com diarréia grave, perfuração do intestino, obstrução do intestino exigindo abordagem cirúrgica. As principais doenças são a doença de crohn e a retocolite.
- Síndrome do Intestino Irritável: Alteração do hábito intestinal que não possui alteração orgânica ou laboratorial. O paciente refere dor abdominal, distensão, com alívio após evacuação.
São indicados conforme as queixas e os achados no exame físico do paciente. Incluem:
- Exames de Sangue.
- Exames de Fezes.
- Teste de Intolerância Alimentar:
- Teste da Lactose,
- Teste da Frutose,
- Teste de Supercrescimento Bacteriano.
- Exames Endoscópicos:
- Endoscopia Digestiva Alta Com Biópsia..
- Colonoscopia, Com Biópsias
- Cápsula Endoscópica.
- Exames de Imagem