Doença do refluxo gastroesofágico – DRGE

Baixados

Índice

O que é?

A doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE ocorre quando o músculo que separa o esôfago e o estômago não se fecha apropriadamente e o conteúdo do estômago volta para o esôfago. Esse músculo age como uma válvula que deve abril para a passagem do alimento e fechar para evitar o refluxo.

A esofagite é a lesão (erosão, ferida) provocada pelo refluxo no esôfago distal. Nem todo paciente com DRGE apresenta esofagite.

Quando o ácido refluído do estômago toca a parede do esôfago, ele causa uma sensação de queimação no tórax ou garganta denominada pirose (azia).

O gosto do líquido pode até ser sentido na parte de trás da boca e é chamado de regurgitação ácida.

A azia que ocorre mais que duas vezes numa semana pode ser considerada DRGE e ela pode, eventualmente, conduzir a problemas mais sérios de saúde. 

Sintomas da DRGE

Os principais sintomas de DRGE são azia persistente e regurgitação de ácido. Algumas pessoas têm DRGE sem azia. Ao invés, elas apresentam dor no tórax, dor na garganta, rouquidão pela manhã, pigarro ou dificuldades para engolir.

Você pode sentir como se tivesse comida engasgada na sua garganta ou como você estivesse afogado ou sua garganta apertada.

A DRGE também pode causar tosse seca, asma e mau hálito. Mais raramente pode ocorrer vômito com sangue.

O que causa a DRGE?

Ninguém sabe porque as pessoas têm DRGE. Uma hérnia de hiato pode contribuir. A hérnia de hiato ocorre quando a parte alta do estômago está acima do diafragma, a parede muscular que separa o estômago do tórax.

Quando uma hérnia de hiato está presente, é mais fácil do ácido subir. Desta maneira, uma hérnia de hiato pode causar refluxo. A hérnia de hiato pode ocorrer em pessoas de qualquer idade; muitas pessoas sadias acima de 50 anos têm uma pequena. 

Outros fatores que podem contribuir para a DRGE

Ingestão de bebidas alcoólicas, cigarro, obesidade, gravidez.

Certos alimentos também podem estar associadas com eventos de refluxo:

Frutas cítricas, Chocolate, Bebidas com cafeína, Frituras e comidas gordurosas, alho e cebola, essências de menta, alimentos apimentados, comidas baseadas em tomate como molho de espaguete, pimenta e pizza.

Quais são os tratamentos para DRGE?

Se você vem tendo azia ou qualquer um dos outros sintomas por alguns momentos, você deve procurar um médico. Visite um gastroenterologista, o médico que trata doenças do estômago e dos intestinos. 

Além da consulta, o médico poderá solicitar algum exame complementar como a endoscopia digestiva, a pHmetria ou a manometria do esôfago. Esses exames ajudam a diagnosticar e definir a gravidade da DRGE.

Dependendo da gravidade da sua DRGE, o tratamento compreende uma ou mais das seguintes alterações do estilo de vida, medicamentos ou cirurgia.

Alterações do estilo de vida: 

Se você fuma, pare.

Não tome bebida alcoólica.

Emagreça, se necessário.

Faça refeições pequenas.

Vista roupas bem folgadas.

Evite deitar-se até 3 horas após uma refeição.

Eleve a cabeceira da cama cerca de 15 a 20 centímetros, colocando blocos de Madeira debaixo dos pés da cama ou usando um travesseiro anti-refluxo.  O uso de travesseiros normais não ajudará.

Medicamentos

Seu médico pode recomendar o uso de antiácidos ou medicamentos que interrompem a produção de ácido do estômago ou ajudam a digestão. 

Uma vez que os remédios agem por diferentes caminhos, a combinação de medicamentos pode ajudar a controlar os sintomas. Seu médico é a melhor fonte de informação de como utilizar os medicamentos para DRGE. 

O tempo de tratamento também tem que ser definido pelo médico. Algumas pessoas precisam usar os medicamentos a longo prazo.

Cirurgia 

A cirurgia é uma opção quando os medicamentos e alterações do estilo de vida não deram resultado ou pode ser também uma opção razoável para o desconforto e a necessidade de tomar medicamentos por toda a vida. 

Fundoplicatura é o tratamento cirúrgico padrão para a DRGE.  O fundo do estômago é rodado para envolver a parte baixa do esôfago e reforçar a válvula frouxa. Nenhuma parte do estômago é cortada e retirada. 

Este procedimento pode ser realizado usando um laparoscópio e requer somente pequenas incisões no abdome. Para realizar a fundoplicatura os cirurgiões usam pequenos instrumentos que levam uma pequena câmara.

A fundoplicatura laparoscópica tem sido usada de maneira segura e eficiente em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.

Quando realizada por cirurgiões experientes, o procedimento é tão bom quanto a cirurgia padrão (aberta). E mais, as pessoas podem deixar o hospital em 1 a 3 dias e retornar ao trabalho em 2 a 3 semanas. 

Quais são as complicações a longo prazo da DRGE? 

Algumas vezes a DRGE pode causar complicações sérias. A inflamação do esôfago pelo ácido do estômago pode causar sangramento ou úlceras. E mais, as cicatrizes das lesões esofágicas podem estreitar o esôfago e tornar a deglutição difícil.

Algumas pessoas desenvolvem esôfago de Barrett, onde as células da parede do esôfago tomam uma forma e cor anormal, o qual com o tempo podem levar ao câncer. 

A asma, tosse crônica, fibrose pulmonar, alterações da voz e das cordas, cordas vocais podem ser agravadas ou mesmo causadas pela DRGE. 

Dra. Abadia Gilda Buso Matoso

CRM: 28332

Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa equipe está pronta para atendê-lo. Ligue (34) 3292-1400.
Abrir WhatsApp
1
Podemos ajudar?
VIAGASTRO
Olá 👋
Podemos te ajudar?