Halitose

Halitosem

Índice

É a situação de percepção própria ou de outras pessoas próximas, indicando odor forte ou desagradável no hálito. Temos isto normalmente ao acordarmos ou quando ficamos em jejum prolongado. Temos a situação em que a própria pessoa não tem percepção, não sente, e apenas o amigo próximo ou parente tem a liberdade de falar sobre o problema. Existe também os que “acham” que tem halitose, sofrem com isso, restringem sua vida social, sua disposição para interagir com as outras pessoas. Eles se tornam verdadeiros Halitofóbicos, tornam se paranóicos com isso, pensam que outras pessoas sentem, mas não falam a verdade para eles.

A maior parte dos problemas que originam a halitose está na boca, permitindo que ocorra proliferação de algumas bactérias (Prevotela – Fusobacterium Espiroquetas )que agem sobre aminoácidos residuais de alimentos ingeridos formando substancias voláteis de cheiro forte ( sulfeto de hidrogênio – metilmercaptano – indol – escatol- cadaverina).

Problema de gengiva, obturação, carie, resíduos sobre a parte dorsal da língua, inflamação crônica perfurante de amídalas, dentaduras com dificuldade de limpeza, facilitam este crescimento bacteriano. Drenagem nasal também pode ocasionar sinusite ou inflamação no nariz.

As causas estomacais são menos freqüente, incluindo a ação da bactéria H.pylori. Algumas modificações de posição e intensidade da flora no aparelho digestivo podem também auxiliar na formação dessas substancias voláteis. Por vezes são doenças crônicas como insuficiência renal e insuficiência hepática que formam substancias que exalam pelo pulmão. Raramente são infecções graves dos brônquios e pulmões.

Inicia com história detalhada e confirmação pelo medico ou também por familiares sobre a real presença do odor forte. A questão dos horários do dia, do padrão alimentar do paciente, da rotina de higiene bucal e das revisões com dentistas devem ser bem observados. O exame local procurando reconhecer a presença de feridas, inflamação, e o aspecto de secreção no dorso da língua é muito importante. Os detalhes como o padrão de respiração à noite enquanto dorme, obstrução nasal, existências de outras doenças também dão pista para melhor diagnostico.

Com a avaliação abrangente se faz uma conclusão, que permite uma melhor orientação de tratamento: hidração- distribuição das refeições-escolha de alguns alimentos (alho, carnes e etc.)-rotina da limpeza dos dentes e também da língua. O uso de colutórios antissépticos e também de tratamentos de problemas gastrointestinais auxiliam no resultado. A segurança para abandonar falsos receios infundados, que estão naqueles chamados Halitofóbicos,devem ser sempre buscada transmitindo uma palavra firme,dizendo que ninguém mais observa aquilo que eles pensam que tem de desagradável. Através dessa reafirmação muitas vezes o paciente progressivamente se torna menos impressionado e vai voltando com a reintegração progressiva.

NESTOR BARBOSA DE ANDRADE
7.582 CRM-MG

Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa equipe está pronta para atendê-lo. Ligue (34) 3292-1400.
Abrir WhatsApp
1
Podemos ajudar?
VIAGASTRO
Olá 👋
Podemos te ajudar?